quinta-feira, 29 de maio de 2008

Pola pinto participa de Comissão que foi recebida pela Governadora em audiência.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino e Vereador Pôla Pinto fez parte da comissão formada por dez representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (Fetraf), que foi recebida em audiência pela governadora Vilma de Faria (PSB).
A Governadora garantiu apoio a projetos de melhoria da qualidade de vida no campo, conforme pauta que foi apresentada na manhã da quarta-feira (28), pela comissão. “É muito importante esse diálogo com os trabalhadores rurais”, afirmou ela, que colocou todos os órgãos governamentais envolvidos com a questão da agricultura à disposição daquela instituição.
Mais de 1.500 participantes vindos de todo o estado saiu em caminhada da
sede da FETRAF, até o Centro Administrativo do Governo do Estado.
A Governadora disse reconhecer a luta dos trabalhadores rurais por melhoria de qualidade de vida e que sua gestão está aberta “para realizar parcerias”, como já vem ocorrendo na área de habitação, com a liberação de recursos de contrapartida para a construção de 198 casas, cujas obras já estão em andamento, a partir de convênio assinado com a Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf).

Pola Pinto em caminhada
O presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), Dâmocles Trinta, explicou que o governo deve liberar de uma vez a contrapartida de R$ 2.500 por cada construída, enquanto o governo federal liberará os recursos necessários para a construção de 437 casas populares, através do Programa de Subsídio à Habitação (PSH) da segunda etapa.
Com atuação em 43 municípios do Rio Grande do Norte, a Fetraf também teve a garantia do governo, de que o programa de titulação de terras não será interrompido. O secretário estadual de Colonização e Apoio à Reforma Agrária, Canindé de França, disse que existe um passivo de 20 anos em relação a essa questão, mas que o governo já atendeu pelo menos 20% das 27 mil famílias que ainda aguardam regularização fundiária de suas terras. Na Serra do Mel, por exemplo, Canindé de França disse que 50% das terras já têm a titulação, mas essa é uma questão, segundo ele, que tem de ter a participação do governo federal.
Ainda participaram da audiência os secretários Fabian Saraiva Maia (Sethas), Larissa Rosado (Sape) e Canindé de França (Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária) e Ruy Pereira da (Articulação Política) entre outros. Essa foi a segunda vez que a governadora Wilma de Faria recebeu a Fetraf em um ano. Os trabalhadores ainda solicitaram apoio ao governo para projetos de capacitação, educação no campo e apoio à produção agrícola, dentro do que elaborou a 4ª Jornada Nacional de Lutas da Agricultura familiar


Mais de 1500 agricultores participaram de caminhada

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, realizou na quarta-feira, 28 de maio, uma grande mobilização na cidade de Natal, pela reivindicação de políticas públicas de desenvolvimento rural. Uma grande caravana com mais de 1.500 participantes vindos de todo o estado saiu em caminhada da sede da FETRAF, até o Centro Administrativo do Governo do Estado.
Além da Governadora Vilma de Fraria vários secretários particparam
da audiência com sindicalista na governadoria.
O Deputado Fernando Mineiro acompanhou durante a amanhã de hoje uma reunião de dirigentes da FETRAF/RN com a Governadora Vilma de Faria e seu secretariado. Durante a reunião com a Governadora uma extensa pauta foi discutida.
Pela parte da tarde os representantes da FETRAF/RN se reuniram com dirigentes da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário, INCRA, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal onde foi discutido ampliação das linhas de crédito para habitação rural, maior esforço no processo de regularização fundiária, maior aplicação do Pronaf mulher e Pronaf jovem e o anúncio, feito pelo Presidente Lula no dia anterior, de uma medida provisória que beneficia a renegociação das dívidas de quase dois milhões de contratos do Pronaf.
Da região do médio oeste participaram uma grande delegação de sindicalistas dos municípios de Apodi, Janduis, Campo Grande, Governador Dix-Sept Rosado e Messias Targino.

Nenhum comentário: