quinta-feira, 10 de abril de 2008

Sindicalistas participaram do I Encontro de Educação e Cultura do Território Sertão Apodi.
O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino, Pôla Pinto e o Secretário do Sindicato, Manoel Cardos Neto participaram na segunda-feira (07/04), na Casa da Cultura de Caraúbas, do I Encontro de Educação e Cultura do Território Sertão Apodi, onde foi discutido as Estratégias e Ações de Desenvolvimento Regional.
O encontro foi promovido pelo o Projeto Dom Helder Câmara/SDT/MDA juntamente com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Na avaliação do sindicalista Pôla Pinto, o encontro foi importante por que foi possível discutir os investimentos e o processo de gestão dos recursos que serão destinados para o território Sertão do Apodi através do Programa Territórios da Cidadania.
Pôla Pinto e Chagas Fernandes do MEC
Pôla Pinto destacou as discussões feitas sobre o papel da cultura e da educação (básica, técnica e superior) no desenvolvimento territorial do Sertão do Apodi, que foi coordenada, por Caramuru Paiva do PDHC e que teve como debatedores Francisco das Chagas Fernandes - Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação e Cultura, Belchior de Oliveira Rocha – Diretor Geral do CEFET, Aécio Cândido, vice-reitor da UERN e Eliene Novais, da CONTAG. “As informações passadas por Francisco das Chagas do MEC, mostrou o quanto à educação tem melhorado em nosso país”, enfatizou. Na parte da tarde foi feito com os participantes o cruzamento da matriz do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável com as ações previstas no Programa Territórios da Cidadania. Ainda do município de Messias Targino, participaram a secretaria de educação Wagna Fernandes e a coordenadora pedagógica Valdélia Gomes.
Francisco das Chagas Fernandes, é do Rio Grande do Norte e durante muito tempo atuou no movimento sindical da educação no estado e a nível nacional. Ele também atuou como dirigentes do Partido dos Trabalhadores no estado e foi um dos principais assessores do Deputado Estadual Fernando Mineiro. Desde do primeiro governo do Presidente Lula, que Chagas Fernandes foi convidado para atuar no Ministério da Educação aonde vem realizando um trabalho de reconhecimento em todo Brasil. Chagas é Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação.

Nenhum comentário: