domingo, 24 de fevereiro de 2008

Participantes da 1ª reunião do Fopp


Comunidades rurais de Porto do Mangue são contempladas com o Projeto "Arca das Letras".

Por Neide Nascimento


Vários jovens, residentes em seis comunidades rurais de Porto de Mangue, se reuniram hoje para serem capacitados como agentes de leitura e receberem as Arcas das Letras, programa de distribuição de livros de responsabilidade da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária-SEARA e o Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, com apoio da Petrobrás.
Compostas por um móvel compacto, 200 livros e material bibliotecário cada uma, as seis mini-bibliotecas vêm atender ao anseio de centenas de jovens dessas comunidades, na maioria das vezes sem qualquer opção de lazer e cultura. São, ao todo, 1.200 livros, 1.200 sementes que irão frutificar e ajudar no crescimento de cada assentamento contemplado.

Flávio Bocão Assessor do fopp e coordenador do Centro Terra Mar, coordenando a entrega das arcas .




Esse processo é fruto da I e II Mesas de Negociação Solidária, iniciado em dezembro de 2005 pelo Fórum de Participação nas Políticas Públicas- FOPP. “A entrega desses livros é importante para que os jovens se dediquem mais aos estudos dentro da área agrícola e possam, no futuro, ajudar aos assentamentos”, declara Mamédio Amaro de Andrade, coordenador do Fórum.
Keila Pinto Agente de leitura do Logradouro recebeu a arcas das Mãos da Gestora da RESAB Ana Almeida

A solenidade de entrega ocorreu durante a primeira reunião do FOPP em 2008 e compareceram: Nilson Morais - secretário de Educação; Carlos Augusto - secretário de Agricultura e Pesca; Francisco Faustino – Igreja Evangélica Missão Maanaim; Oziel Brazão – Associação de Desenvolvimento Comunitário e Auto Sustentável de Logradouro/ADCAL; José Ferreira pela Conceito - articuladora do Território Açu/Mossoró; Sonia e Ileuda Freire, coordenadora e assistente pedagógica do Arcas das Letras no Estado, respectivamente; Espedito e Débora do INCRA/MDA, além de Ana Almeida, gestora da Rede de Educação do Semi-Árido Brasileiro-RESAB,

COMPROMISSO

A Prefeitura de Porto do Mangue se comprometeu em contribuir com R$ 400,00 para adquirir mais duas Arcas, totalizando 100% de cobertura da zona rural dentro do programa de leitura. “Isso é um avanço para os jovens da zona rural, pois assim eles terão onde pesquisar e ler, que é um ato importantíssimo para se adquirir conhecimento e, portanto, acompanhar e compreender a evolução da humanidade”, afirma Flávio Felipe, assessor do FOPP e coordenador do Centro Terra Mar.

Nenhum comentário: